Podologia
A podologia é uma ciência da área da saúde, que tem como objetivo a investigação, prevenção, diagnóstico e o tratamento das patologias que afetam o pé e as suas repercussões no organismo humano.
O podologista, ou podiatra, é o profissional de saúde responsável pela saúde dos pés, estudando e tratando desde o cidadão comum ao desportista de elite.
Áreas de Atuação
As crianças são afetadas por patologias comuns aos adultos, no entanto, o facto de o corpo estar em constante desenvolvimento apresenta-se como a principal causa do aparecimento dessas mesmas patologias.
O diagnóstico e o tratamento precoce do pé da criança é fundamental para assegurar um crescimento correto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais.
Na criança é frequente encontrarmos alguns dos seguintes problemas:
- Desvio dos calcanhares;
- Apoio incorreto dos pés;
- Juntar os joelhos;
- Diferença no comprimento dos membros inferiores;
- Dedos sobrepostos;
- Lesões da pele e unhas;
- Excesso de transpiração;
- Verrugas plantares
- Dores
- O trabalho diário obriga-nos, por vezes, a longas horas em pé que se refletem frequentemente em agressão e sofrimento para os pés.
- A prevenção e tratamento das lesões decorrentes da utilização prolongada do calçado de trabalho diário, do mais formal ao de proteção é de extrema importância para a execução das nossas tarefas de forma comoda e sem dor.
- Para minimizar estes problemas, são estudadas as causas e determinadas soluções adaptadas a cada situação profissional e a cada pé especificamente. É analisado o tipo de calçado utilizado verificando se é adequado à atividade, ao tipo de piso, etc.
- O estudo e tratamento preventivo do pé do desportista evita o aparecimento de diversas lesões. É fundamental a realização de avaliações biomecânicas por parte do Podologista para verificar e controlar a distribuição da pressão plantar.
- Após este procedimento, e identificada a origem da lesão ou de alguma alteração que poderá originar uma lesão, é possível através da realização de suportes plantares personalizados (palmilhas feitas à medida do pé), equilibrar e redistribuir corretamente essa mesma pressão.
- O tratamento podológico das lesões do pé provocadas pelo desporto é indispensável para proporcionar uma melhor qualidade de vida e um melhor rendimento desportivo.
Como lesões frequentes encontramos:
- Entorses
- Pubalgias, canelites, fasceítes, tendinite aquiliana
- Unhas encravadas, fungos na pele e unhas, calosidades, fissuras, bolhas, entre outras.
- As alterações do pé e posturais não corrigidas, as patologias gerais que vão surgindo e as múltiplas agressões ao longo dos anos podem ter manifestações nefastas no pé do idoso e são muito significativas para a sua qualidade de vida.
- Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, a Podologia apresenta um serviço especializado no tratamento das lesões, da mobilidade e da dor do pé de quem já percorreu milhares de quilómetros.
- O doente diabético pode apresentar alterações do pé, classificado como Pé Diabético. O Pé Diabético é uma consequência da Diabetes, com risco significativo no aparecimento de úlceras (feridas) e de amputações. A atenção e tratamento especializado e criterioso dos Pés dos diabéticos é essencial para evitar graves complicações.
- Pé reumático (artrite reumatoíde, gota…)
- A manutenção de uma boa postura é de fundamental importância para a saúde, devendo começar desde cedo. Em podologia, a reprogramação postural é realizada a partir dos pés, mediante recurso a ortóteses plantares personalizadas.
- O tratamento da postura, ainda em idade pediátrica, contribui para que certos hábitos posturais considerados deficitários não se agravem e se tornem, com o passar do tempo, de difícil correção, vindo a constituir obstáculos ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas.
- Sabia que uma grande parte das dores na região das costas é consequência de um mau apoio dos pés no solo?
- O pé é o primeiro órgão a ter contacto com o solo. Quando esse contacto está desequilibrado gera automaticamente compensações posturais no organismo de carácter ascendente, com principal impacto a nível do joelho, anca, e coluna vertebral, podendo mesmo afectar a região da cabeça.
As palmilhas são aconselhadas para alterações
Ao nível do pé:
- Alterações da estrutura: pé plano, cavo, equino
- Alterações da função do pé: dor, dificuldade ao caminhar; dor ao estar em pé
- Em patologias específicas: Joanete, Neuroma de Morton, Fasceíte plantar, Esporão do calcâneo, tendinopatias do Aquiles, entre outras.A nível do corpo:
- Dores na região da perna:
- Canelites, gemelares
- Alterações da posição do joelho
- Rotações ou bloqueios da região pélvica
- Dor na região lombar ou mesmo cervical
- Dores na região da perna:
INFORMAÇÕES CLÍNICAS
EQUIPA | 10 |
PODOLOGISTAS | 1 |
ASSISTENTES | 2 |
NÚMERO DE CONSULTÓRIOS | 1 |
NÚMERO DE PACIENTES | 8000 |
HORÁRIO CLÍNICO
Segunda-Feira | 09:30h – 19:30h |
Terça-Feira | 09:30h – 19:30h |
Quarta-Feira | 09:30h – 19:30h |
Quinta-Feira | 09:30h – 19:30h |
Sexta-Feira | 09:30h – 19:30h |
Sábado | Encerrados |
Domingo | Encerrados |
Encerrados das 12:00h às 14:00h de Segunda a Sexta
CONTACTOS
253 286 431
Chamada para a rede fixa nacional936 010 601
Chamada para a rede móvel nacional
Corpo Clínico
Conheça o Nosso Corpo Clínico
O QUE DIZEM OS NOSSOS PACIENTES
Veja alguns comentários dos nossos pacientes acerca dos nossos serviços prestados.
Fiquei bastante satisfeita com e confiante com as soluções de implantes que me sugeriu para os meus dentes perdidos. Iniciei os tratamentos de reabilitação com os implantes, fui bem acompanhada e os resultados foram ótimos. Fiquei aliviada por não ter de pagar tudo antes dos tratamentos!
Na primeira consulta, a Dra. analisou o meus caso e explicou-me quais os tipos de aparelhos e todos os planos faseados de pagamento possíveis. Optei pelo aparelho autoligado por ser mais rápido a obter resultados e por um valor não muito superior ao aparelho metálico habitual. Tive uma mudança de visual e estética muito clara e até a mastigação dos alimentos ficou mais fácil e eficaz.
O Dr. Ricardo foi bastante atencioso e muito bem-disposto, o que me deixou bem mais tranquila e menos nervosa. Aceitei fazer uma prótese fixo no dente que parti e acho que ficou com uma boa estética, forma e cor muito natural o que me deixou agradada. Entretanto tenho vindo aos poucos a tratar das cáries dos outros dentes e confesso que tenho tido mais cuidado com a higiene diária dos dentes.
Acordos
Marque uma Consulta